Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Nossas crianças


Ainda não tenho filhos, mas alguns de amigos já são pais e mães e isso faz com que eu possa, através de animadas trocas de idéias, ter alguma vivencia do outro lado da educação de nossas crianças. Digo nossas porque todas as crianças em nossa sociedade, independente de que pais tenham, são crianças de nossa sociedade, logo, nossas crianças.

Mas voltando aos filhos de meus amigos, de um amigo em especial que certa vez estava conversando comigo de como o filho dele estava ficando rebelde, não queria ir pra escola, vinha chamando todo mundo de idiota e de falava aos quatro ventos que os velhos eram uns inúteis. Eu fiquei espantado porque, apesar de muito inteligente, se trata de uma criança de 5 anos. Dentro do papo tentamos especular de onde ele estava aprendendo isso tudo, mas não chegamos à nenhuma conclusão de onde eles estava aprendendo essas coisas porque fora a escola, o filho de meu amigo não tinha muito contato com outras crianças fora do ambiente escolar.

Um belo dia meu amigo decidiu tirar férias e como férias de um trabalhador assalariado padrão se resume a ficar em casa caçando mosca, ele resolveu começar a assistir televisão com seu filho para passar o tempo e, meio sem querer querendo, acabou descobrindo a origem de seus problemas em um personagem de um desenho chamado Bem 10.

A aparente origem do comportamento do menininho era o próprio personagem do desenho. Como as crianças tem uma tendência a seguir pelo exemplo, o menino vinha copiando os comportamentos do personagem, uma coisa completamente comum, que acredito eu, todos nós já fizemos pelo menos uma vez na infância, o problema é: E quando o personagem do desenho que seu filho se inspira tem um comportamento socialmente impróprio, ou melhor, não compartilha dos valores que você julga ideal para uma boa formação enquanto indivíduos de nossas sociedade?



Fica um toque, acompanhe seus filhos mais de perto, procure participar mais próximo de suas vidas para poder entender de onde surge um ou outro comportamento estranho, até porque não existe meios de “blindar” completamente nossas crianças contra influencias que julgamos inapropriadas, mas se você esta bem perto observando da pra saber de onde vem, podendo fazer um esforço pra corrigir o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário