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quarta-feira, 30 de junho de 2010

Jogos competitivos X Jogos cooperativos


Esse post foi uma sugestão da prof. Tássia, (a visitante ilustre que foi a primeira a comentar no blog). Para começas os trabalhos, vou escrever uma definição básica das duas modalidades de jogos.

Os jogos competitivos são aqueles em que a competição, seja entre equipes e indivíduos, é o objetivo principal da atividade é sobrepujar um adversário. Neste tipo de jogo existirão vencedores e perdedores já que o êxito de uns depende da derrota de outros, esses são os jogos mais difundidos em nossa sociedade.

Os jogos cooperativos têm como objetivo principal a cooperação entre os participantes da atividade, não existem vencedores e perdedores já que o objetivo da atividade é completar uma tarefa ou sobrepor um desafio com a ajuda de todos os membros do grupo. O prazer da atividade advém da realização do objetivo.

Devido a ter uma característica mais agregadora, os jogos cooperativos são os mais indicados para atividades escolares já que busca evitar a formação de rivalidade entre os estudantes e promove a cooperação e o trabalho em equipe, provavelmente seriam as atividades predominantes nas aulas de educação física se não fosse um grande detalhe, nós vivemos em uma sociedade capitalista e isso é um fator determinante na ampla disseminação dos jogos competitivos.

A sociedade capitalista tem uma natureza competitiva e excludente e isso se reflete em nossas modalidades esportivas, os vencedores são valorizados enquanto os perdedores não merecem atenção, vencedores recebem espaço na mídia e cotas de patrocínios enquanto aqueles que lutam por um lugar ao sol ficam marginalizados até que se tornem vencedores ou desistam. Quando usado na escola, os jogos competitivos geram resultados ruins já que nenhum de seus estudantes vai querer perder, e isso gera tensões entre as crianças, muitas não participam por não se sentirem seguras de que vão vencer e as que participam lutam para vencer a qualquer custo e isso não é bom, podendo gerar até brigas.

Mas então o professor bem intencionado sabendo destes problemas vai introduzir alegremente os jogos cooperativos muitas vezes desconsiderando que os estudantes vivem em nossa sociedade competitiva e por isso subjetivaram esses valores, fazendo que, mesmo em atividades que não visam à competição, eles queriam competir. Afinal de contas, os estudantes foram ensinados por nossa sociedade que para eles serem bem sucedidos deve haver alguém derrotado, já que até os jogos olímpicos que dizem promover a interação entre os povos é baseado em esportes competitivos e tem como modelo de atleta perfeito o "Citius, Altius, Fortius", uma expressão do latim que significa em uma tradução livre "O mais rápido, o mais alto, o mais forte", uma cortesia do nosso barão de Coubertin.

Mas e ai, tudo está perdido? Devemos abandonar a idéia de usar os jogos cooperativos e seguir a lógica do sistema com sua competitividade no limite mais alto? Sinceramente acredito que não na escola. A escola deve ser um espaço agradável para seus estudantes, deve passar conhecimento de maneira agradável sem precisar que existam vencedores e perdedores e sim estudantes com suas individualidades respeitadas, mas não nos iludamos, não da pra tirar os jogos competitivos e colocar os jogos cooperativos no lugar de uma hora pra outra que não vai dar certo, mudanças neste nível exigem muito tempo, dedicação, suor e lagrima, mas se implantado geram um ambiente muito mais agradável entre os estudantes em suas aulas.

Agora convido vocês visitantes para a conversa, sua opinião sobre o assunto é bem vinda. Comentem.

3 comentários:

  1. Muito Bom! Realmente a disseminação de jogos competitivos, além de outros componentes curriculares, servem para a reprodução da sociedade que temos, injusta e desigual. Os professores são os que têm a alternativa de adaptar tais currículos em prol de valores mais humanos.

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  2. Como se chama esse jogo da foto? E como se brinca ?

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